Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Estância Tamarana

Estância Tamarana

terça, 19 de fevereiro de 2013
Categoria: ,

Adquirida pelo atual proprietário em 1997, já com o propósito de aí implantar uma infraestrutura para exploração do turismo rural, foram preservadas algumas características originais e outras deram lugar a novas concepções de paisagismo e arquitetura, voltados para a nova finalidade e vocação da propriedade.

Essa propriedade foi uma grande leiteria, com uma excelente infraestrutura, tendo sido uma grande fornecedora de leite para a cooperativa Cativa. Revelam a grandiosidade daquele momento o enorme barracão da leiteria, com 600,00 m2 (hoje transformado em Salão de Eventos), tendo sido mantido original toda a cobertura, com madeiramento de excelente qualidade, em peroba; bem como toda a área do confinamento, com mangueiras e infraestrutura completa de curral foi preservado. Claro, foram levantadas paredes, colocadas portas e janelas e feito um piso em cerâmica rústica. A área de tratamento de ração foi transformada numa cozinha, azulejada . Posteriormente, a leiteria cedeu lugar para uma granja de porcos e carneiros, implantada também com sofisticada infraestrutura.

Com a mudança da finalidade da propriedade, muitas coisas foram modificadas e retiradas, para dar lugar às novas necessidades. Um exemplo marcante foi o aproveitamento dos antigos silos, onde foram erguidos dois excelentes alojamentos e um conjunto de banheiros masculinos e femininos, dando um ar original e muito adequado àquelas estruturas, que não mais teriam utilidade.

Um outro exemplo de mudança foi a antiga hospedaria dos carneiros, que se transformou, após piso, paredes e janelas, numa animada sala de jogos com 100 m2. Sob esta sala, de igual dimensão, implantaremos uma adega, onde os hóspedes e visitantes haverão de poder degustar um bom vinho e saborear alguns queijos e salames eventualmente produzidos na fazenda.

Era necessário, para a nova vocação da propriedade, transformar as pastagens em parques e jardins. Não havia praticamente um só pé de árvore e tudo teve que ser plantado, com dezenas de milhares de árvores ganhando um novo espaço, com espécies nativas, inclusive perobas, com árvores de sombreamento e frutíferas para os pássaros. As pastagens de braquiária e estrela africana cederam lugar para os parques cobertos com grama Mato Grosso e São Carlos, bem como os jardins e locais de paisagismo mais sofisticados foram cobertos com grama esmeralda.

Árvores e flores de diferentes espécies e variedades foram plantadas oferecendo um novo visual , especialmente dominado pela implantação de dois grandes lagos bem no centro da fazenda, que descreve, na sua metade, o formato de um gigantesco estádio de futebol, sendo os lagos o seu gramado.

Aves de diferentes espécies e pequenos animais já começam a encontrar por aqui o seu abrigo natural. O trabalho de recuperação ambiental, com a recuperação não apenas das áreas de reserva legal e de preservação permanente, mas povoando todo o espaço com o verde, já vai apresentando resultados positivos, contribuindo para uma mudança radical do perfil da propriedade, oferecendo um novo colorido como sinônimo de muito mais vida, para o desfrute das atuais e futuras gerações.

Nós temos um compromisso com a qualidade de vida. O processo é lento, demorado, mas tem que ser iniciado um dia. Estamos fazendo agora.

Hospedagem

A Estância Tamarana conta com 06 charmosos chalés duplos, do tipo suíço, sendo que cada um contém: na parte superior, um quarto de dormir, com duas camas de solteiro e cabideiro, sacada coberta, que proporciona uma apreciável vista; ventilador e um suporte para mala ou outros objetos. Na parte inferior, térreo, há um terraço na entrada,, mais uma sala,com cama de casal, 1,40m de largura, com colchão de espuma, densidade 33, com serviço de cama (lençol, sobrelençol, travesseiros, fronha, edredon e cobertor: com um bi-cama (onde normalmente dormem os filhos), uma televisão em cores, receptor de parabólica, frigobar abastecido, mesa e quatro cadeiras (ou, às vezes, um sofá confortável, com almofadas); e ainda o banheiro, com aquecimento elétrico e box blindex e outros. O acesso à parte superior é feita por uma escada à la Santos Dumont, subindo com os pés alternados, sendo relativamente íngreme. Também conta com 03 charmosos chalés de ambiente único, com uma cama de casal, um beliche e um bicama, além de um mezanino com um colchão de casal, frigobar, ventilador e tv.

POUSADA E RESORT RURAL

CHALÉS :

  • SUIÇO (para 6 , 8 e 10 pessoas)

Contém wc, ventilador, frigobar, tv

ALOJAMENTOS:

(triliches, especial para grupos)

  • Masculino
  • Feminino

CAMPING:

  • Barraca
  • Chalé universitário: Contém uma cama de casal e energia
  • WC coletivo
  • Área para churrasco

 

Rodovia Vitório Francovig
Km 0.7 (700 M do Trevo)
(43) 3398-1681
(44) 9969-5773 (tim)
Tamarana – PR

Tels: (43) 3398-1681

Endereço

Rod. Vitório Francovig Km 01 (46,11 km) 86125-000 Tamarana